Bem-vindo!

Mantemos o eixo de nossa investigação, que nos levou a criar este site, mas decidimos reestruturá-lo a partir da experiência que tivemos com outros sites que construímos com o mesmo propósito de dar a conhecer material de nossa leitura e pesquisa: “Heidegger e suas referências” e “Platão e sua tradição“.

Resgatando nossa proposta original, reiteramos:

O eixo de reflexão neste site é aquele que o filósofo Martin Heidegger (1889-1976) denominou “a questão da técnica”; em particular, orienta-se este questionamento para uma das mais recentes manifestações da técnica moderna, aquela com o maior impacto sobre nosso pensar, a informática.

Parafraseando Heidegger: a informática, muito mais do que revolucionária em nossas vidas, é a expressão mais atual da “essência da técnica, a Gestell, a qual é idêntica a essência da metafísica moderna”.

Deste modo, questionando e ao mesmo tempo apropriando-se, de modo até paradoxal, das novas tecnologias da informação e da comunicação, reúnem-se aqui referências a artigos, monografias, dissertações, teses, etc.; enfim, tudo que encontramos na Internet e que possa vir a contribuir para um aprofundamento sobre a essência da técnica, em especial a essência da informática.

Um apanhado de textos dos principais pensadores da técnica, assim como dos mais atuais pensadores da informática, juntamente com um glossário dos termos e noções por eles utilizados, e também um conjunto de links a sites relevantes sobre esta temática, completam este site.

Fica assim o convite a todos que se interessam por esta premente “questão”, a consultar este acervo. É premente o esforço por um justo pensar sobre a técnica, enquanto essência da metafísica moderna.

Murilo Cardoso de Castro, Doutor em Geografia, UFRJ e Université de Paris III (visite nossa pesquisa). Doutor em Filosofia , UFRJ