Geografia

"Estatistização" para Governança

A estatística, como a entendem seus fundadores na escola alemã, é a ciência da constituição do Estado; procede essencialmente por descrições de tipo literário, e reúne elementos, do que atualmente se denomina: ciência política e geografia humana. O caráter universitário desta disciplina, com um certo pedantismo intelectual, procura fortalecê-la pelo uso ostensivo do princípio das quatro causas de Aristóteles.

Ontogenia comum?

  1. ontogênese comum do sig e deste “meio”. Nossa  colocação se assenta no entendimento de que o sig é, entre tantos outros, um objeto "técnico-científico-informacional", por conseguinte, ideal e substancialmente vinculado ao referido “meio”.

Meio Técnico-Científico-Informacional

Direcionando o objeto de estudo da Geografia para “os fatos referentes à gênese, ao funcionamento e à evolução do espaço” [Santos, 1978, p.117], Santos se dedica através de sua imensa obra “a correta definição de suas categorias analíticas, sem a qual estaríamos impossibilitados de desmembrar o todo através de um processo de análiseÉ interessante notar esta colocação de categorias analíticas sob um idéia articuladora, no caso espaço, como se assemelha a proposta platônica: “primeiro, a reunião de particularidades dispersas sob uma única Idéia, para que todos compreendam o que está sendo