Gestell - Ge-stell

ROJCEWICZ, Richard. The Gods and Technology. A Reading of Heidegger. New York: SUNY, 2006

Ge-stell, a “imposição totalmente abarcante”

1. O que está prestes a vir à palavra é introduzido por uma questão reveladora do Heidegger tardio, sinal inequívoco de que nos movemos no âmbito de um pensamento voltado a uma perspectiva pré-metafísica, que concede prioridade não ao olhar apreensivo humano, mas ao “olhar do ser”, tomando os deuses como motores primeiros no desvelamento da verdade.

2. A questão que marca a transição impressionará o leitor como estranha, não por qualquer profundidade ou misteriosidade aparente, mas justamente por ser demasiado simples: quem realiza a imposição desafiadora pela qual aquilo que chamamos realidade se desvela como composta de descartáveis? Obviamente, os seres humanos.

3. Heidegger delimita o que os humanos podem e não podem fazer: podem, sim, representar, moldar ou trabalhar isto ou aquilo de um modo ou de outro, mas não controlam o próprio desvelamento, não controlam se e como a realidade, em cada momento, se mostrará ou se retirará.

4. Podemos ocupar-nos dos entes desvelados, mas aquilo pelo qual os entes se desvelam em absoluto está fora de nosso controle, não sendo primariamente um assunto humano, mas um assunto daquilo mesmo que é desvelado, cabendo a este, como diz Heidegger, mostrar-se em cada momento ou retirar-se.

5. Em cada caso — entes e o próprio ser, realidades desveladas e o próprio desvelamento, coisas iluminadas e a própria luz, nosso discurso e o falar que se nos dirige — a afirmação de Heidegger é a mesma: aquilo de que somos capazes depende de algo além de nós; não estamos no controle, somos subservientes.

6. Além de falar em geral, Heidegger apresenta o exemplo particular de Platão e as Ideias, presumivelmente não acidental, mas o exemplo por excelência, nomeando concretamente as possibilidades de aproximação e retirada do ser.

7. Aventura-se a interpretação de que aquilo que Heidegger entende aqui por “ideia” é simplesmente uma representação mental (mais a compreensão moderna que a genuinamente platônica), sendo uma representação algo que pomos (vor-stellen) diante de nossa mente.

8. A teoria das Ideias marca também, aos olhos de Heidegger, a retirada do ser, sendo resposta a essa retirada; o sentido pré-socrático do ser era radicalmente diferente, não sendo os entes objetos nem os humanos sujeitos que põem.

9. A teoria platônica das Ideias não é, portanto, invenção própria de Platão; ele não velou o ser, nem fez o ser se retirar por hybris, nem elevou a subjetividade por desdém pela natureza; ao contrário, sua teoria é resposta à retirada do ser.

10. A passagem em questão é, portanto, história propriamente dita, não crônica humana, relatando um episódio na história do ser; segundo essa perspectiva histórica, os eventos reais, os eventos autônomos e genuinamente motivadores, situam-se do lado do ser ou dos deuses.

11. Com a era moderna, as coisas aparecem à luz da disponibilidade: não apenas parecem postas em geral (= ideias), mas parecem inteiramente à nossa disposição (= descartáveis), tendo essa última aparência também seu evento motivador.

12. Nossa época é, sim, nova para Heidegger, mas não radicalmente nova, não testemunhando um novo evento na história do ser, mas apenas um evento antigo modificado, versão exagerada do evento anterior, isto é, retirada adicional do ser.

13. O tema principal é anunciado logo no início: apenas na medida em que os humanos são, de sua parte, já desafiados, desafiados a arrebatar a natureza por suas energias, pode ocorrer um olhar revelador que veja as coisas como descartáveis.

14. Heidegger imediatamente pergunta se isso não vai longe demais, parecendo significar que os humanos são forçados a se conformar aos ditames do ser, tal como a natureza é forçada a se conformar aos ditames da técnica moderna: se os humanos são desafiados, isto é, se estão à disposição de uma imposição mais abarcante, não seriam eles, mais originariamente ainda que as coisas da natureza, descartáveis?

15. Oferece então um exemplo elaborado, começando pelo guarda-florestal que, na mata, mede a madeira derrubada e, aparentemente, caminha pela mesma trilha florestal e do mesmo modo que seu avô, mas está hoje à disposição da indústria de exploração madeireira, saiba ele ou não.

16. Apesar de toda essa evidência de que os humanos hoje são reduzidos a suas funções dentro de uma sociedade tecnológica, tornando-se meras engrenagens numa máquina — ou, em termos mais heideggerianos, apesar da evidência de que os humanos são forçosamente impostos por uma imposição totalmente abarcante —, Heidegger não acredita que os humanos se tornem meros descartáveis, tal como as coisas da natureza.

17. O ponto, que Heidegger desenvolverá mais plenamente depois, é evidentemente que os humanos retêm sua autonomia porque retêm uma consciência (ou ao menos a possibilidade de uma consciência) das exigências que lhes são colocadas, retendo a capacidade de olhar reveladoramente para as imposições que os cercam.

18. Heidegger, contudo, apenas sugere neste ponto o que salva os humanos de estarem inteiramente à disposição da disponibilidade, inteiramente desafiados, inteiramente reduzidos a uma função dentro de um nexo de produtividade eficiente; os humanos podem realizar certo olhar revelador sobre o nexo da disponibilidade, o que lhes dá certo controle sobre ele.

19. Note-se que Heidegger correlaciona agora sujeitos e objetos, o que pode parecer inconsistente com seu uso de “objeto” para significar aquilo que tem posição própria e não é meramente posto por um sujeito, mas não há inconsistência, já que Heidegger usa aqui uma palavra alemã diferente, não Gegenstand, mas o cognato de nosso latinizado “objeto”, das Objekt.

20. O que Heidegger está dizendo aqui sobre sujeitos e ob-jetos é que o aparecer das coisas em geral como ob-jetos não é fabricação humana, não é feito humano, falando do “domínio pelo qual os humanos já são transportados, sempre que, como sujeitos, se relacionam com ob-jetos”.

21. Poderíamos também falar aqui em termos de luz: os humanos precisam ser transportados a um domínio com certa iluminação para que as coisas se mostrem como ob-jetos, sendo os ob-jetos coisas que se mantêm sob certa luz (falsa).

22. A caracterização do evento atual na história do ser, do desvelamento hoje prevalecente, tem sido até agora inteiramente negativa: os humanos não controlam o desvelamento mesmo, este não é feito humano.

23. As ressonâncias religiosas dessa passagem, começando pela palavra capitalizada “Aquilo”, são evidentes, podendo “Aquilo” ser Deus, o Deus que não está longe, que reivindica os humanos, em relação a quem devemos nos manter para sermos nós mesmos, à cuja presença somos trazidos se temos olhos que veem e ouvidos que escutam e, sobretudo, corações abertos, a quem suplicamos e agradecemos, e que ele mesmo nos reserva esses modos de desvelá-lo.

24. Aqui a palavra para “objeto” é Gegenstand, e “pesquisa” significa pesquisa científica; a busca científica é a resposta humana a certo modo de des-velamento, resposta ao modo como o ser enquanto tal se mostra.

25. Resta esclarecer qual é o “modo de desvelamento” atual de que a reivindicação procede, dando Heidegger um passo preliminar final antes de oferecer sua resposta, quanto ao modo como o olhar revelador humano está sob o domínio do próprio desvelamento.

26. A palavra-chave é “abarcar” (Versammeln), traduzida na versão publicada como “gathering” (reunião), podendo significar “reunir” no sentido neutro de acumular ou amontoar, uma expansão de volume, um estender para fora.

27. Talvez a melhor tradução de Versammeln neste contexto seja “convocar às fileiras” (rallying): em alemão coloquial, die Truppen versammeln significa precisamente “convocar as tropas às fileiras”, o que não significa simplesmente reuni-las ou convocá-las a um único lugar, mas suscitá-las, movê-las à ação, focalizar energia numa certa direção.

28. O ser abarca a técnica moderna em dois sentidos: primeiro, a técnica moderna está incluída num contexto mais amplo, não se sustentando por si mesma, mas reunida num movimento mais geral por parte do ser, que a anexa e lhe dá lugar dentro de seu próprio movimento de autoapresentação; segundo, o ser mesmo realiza a técnica moderna.

29. Chega-se, assim, à determinação do nome próprio para o ser em nossa época, articulando Heidegger essa caracterização em três variantes praticamente definitórias: sob sua figura atual, o ser é a reivindicação desafiadora que abarca os humanos ao impor-lhes tomar como descartáveis as coisas que se desvelam como descartáveis; ou o abarcar daquela imposição que impõe aos humanos — isto é, os desafia — a impor por sua vez à realidade e, assim, a olhar reveladoramente para a realidade como composta de descartáveis; ou o abarcar daquela imposição que impõe aos humanos olhar reveladoramente para a realidade como composta de descartáveis, o que os humanos fazem por meio de uma imposição.

30. Tendo fixado esse sentido, Heidegger busca o nome próprio para o ser, o nome mais apropriado ao sentido atual do ser, tomando sua busca direção de uma peculiaridade gramatical do alemão: certas palavras alemãs têm sentido coletivo — e, para Heidegger, originante — conferido pelo prefixo Ge-.

31. Do ponto de vista heideggeriano, as palavras Ge- em questão são totalmente abarcantes — no sentido preciso de designarem “coleções originais”, totalidades que estão na origem daquilo que coletam, e não meramente subsequentes aos indivíduos coletados, sendo, portanto, abarcantes em ambos os sentidos de abarcar.

32. Chega-se finalmente a Ge-stell, a palavra que Heidegger oferece como o nome mais apropriado para o evento atual na história do ser, o nome próprio para o ser em nossa época tecnológica moderna.

33. A tradução inglesa publicada é “Enframing” (enquadramento), o que pode causar surpresa por parecer não exprimir nada do sentido requerido de “imposição totalmente abarcante”; procuro mostrar que “Enframing” não é tradução inteiramente satisfatória, mas, se for erro, é erro motivado, não errando inteiramente o alvo.

34. O que “Enframing” pretenderia significar é que na era da técnica moderna os entes nos são dados configurados de certo modo (como objetos de uso), e nós mesmos somos imperiosamente chamados a tomá-los sob essa configuração — tal como a armação de varetas dá forma a um guarda-chuva, e nosso arcabouço ósseo nos dá forma, as coisas hoje aparecem em certa forma porque são enquadradas de certo modo, a saber, como ali meramente para nosso uso.

35. Imediatamente após introduzir Ge-stell como o nome da imposição totalmente abarcante, Heidegger observa: ousamos usar essa palavra de modo totalmente inédito; em seu sentido usual, Gestell significa algum tipo de utensílio, por exemplo uma estante; um esqueleto também é chamado Gestell.

36. Esse sentido idiossincrático não é difícil de encontrar: Heidegger observa que o uso idiossincrático de palavras é prática antiga na filosofia, sobretudo quando se trata de pensar “o mais elevado”, tomando como exemplo paradigmático o termo platônico “Ideia”.

37. Idealmente, a tradução deveria ser uma única palavra que denote uma coleção de pôr, tendo essa denotação apenas se tomada de modo idiossincrático, horrível; minha melhor proposta é traduzir das Ge-stell como “com-posição” (com-posing).

38. A com-posição é o nome para o evento atual na história do ser, a figura do ser em nossa presente época tecnológica; para Heidegger, esta época é fundamentalmente caracterizada como uma de imposição: a técnica moderna é uma imposição, mas essa imposição é apenas resposta a uma imposição mais originária por parte do ser.

39. A com-posição nomeia o modo de desvelamento que impera na essência da técnica moderna e que é, ele mesmo, nada técnico; há aqui duas questões: primeiro, a relação da com-posição com a essência da técnica moderna; segundo, o sentido em que a com-posição é nada técnica.

40. A palavra crucial na passagem citada é “portanto”: lembrando-se que, para Heidegger, a técnica moderna é essencial e fundamentalmente certo modo de olhar revelador, sendo apenas secundariamente um fazer, ou fabricar, de certas coisas práticas.

41. A passagem afirma então que, em conformidade com esse olhar — isto é, como resposta apropriada a esse olhar —, a técnica moderna olha por sua vez reveladoramente para as coisas do modo que as toma por meros des-cartáveis, sendo isso o trabalho ou essência principal da técnica moderna: olhar para as coisas desse modo.

42. Podemos assim esclarecer a relação estreita entre a com-posição, como nome para o ser em sua figura atual, e a essência da técnica moderna: é óbvio como a com-posição, como certa autorrevelação do ser, pode ser dita “imperar” ou reger na técnica moderna — conformando-se esta ao olhar do ser, está, por assim dizer, a serviço desse modo de desvelamento, subserviente a ele, regida por ele.

A essência da técnica moderna como nada técnica

43. Cabe agora perguntar em que sentido a com-posição, “o modo de desvelamento que impera na essência da técnica moderna”, é “nada técnica”.

44. É afirmação clara e simples, precedida de exemplo claro: assim como a essência de uma árvore não é arbórea, não é coisa lenhosa, também a essência da técnica não é coisa técnica, aplicando-se o mesmo a toda essência: a essência de um homem não é ela mesma um homem.

45. Como então as coisas tecnológicas se relacionam à essência da técnica? A com-posição nomeia o modo de desvelamento que impera na essência da técnica moderna e que é, ele mesmo, nada técnico.

46. Os três termos alemães em questão começam com Ge-, mas não são palavras Ge- no sentido especial e coletivo; Heidegger não os hifeniza, não os tomando no sentido especial, correspondendo assim a Gestell (sem hífen), nomeando exemplos de Gestell.

47. Chamemos de “compostos” (composites) aos utensílios de alta tecnologia a que Heidegger se refere, no sentido específico em que o termo se aplica a materiais de alta tecnologia, “da era espacial”, tais como acrílico, polímeros e laminados — materiais que não ocorrem naturalmente, sendo especificamente com-postos, artificialmente compostos em laboratório, também chamados “sintéticos”.

48. Ver como as coisas de Gestell se relacionam a Ge-stell é entender o segundo sentido em que Heidegger afirma que a essência da técnica é nada técnica: como os compostos se relacionam à com-posição?

49. O que Heidegger está dizendo é que a com-posição não é ela mesma um dos compostos (esse é o primeiro sentido em que a essência da técnica é nada técnica), e, além disso, a com-posição não vem a ser em razão dos compostos.

50. O olhar sobre as coisas em geral como descartáveis é a resposta humana à retirada do ser, a resposta a uma autoapresentação deficiente do ser; essa é a fonte da essência da técnica moderna: a fonte é o ser em sua figura atual, o ser como imposição totalmente abarcante.

51. Antes de se voltar à ciência, Heidegger faz uma observação adicional quanto a Ge-stell/com-posição, relacionando a essência da técnica moderna a seu próprio precedente histórico, a poiesis.

52. A palavra “stellen” no título Ge-stell não significa apenas desafiar; ao mesmo tempo, supõe-se preservar o eco de um “stellen” diferente, do qual descende, a saber, aquele pro-duzir [ Her-stellen ] e apresentar [ Dar-stellen ] que, no sentido de poiesis, é um deixar, um deixar que deixa o autoemergente vir ao desvelamento.

53. Saber-se-á, contudo, que apenas em sentido especial são “modos” da mesma essência, não sendo modos de desvelamento tal como carvalhos e olmos são tipos ou modos da mesma essência, árvore; carvalhos e olmos podem existir lado a lado, mas o ser não se desvela de dois modos “fundamentalmente distintos” simultaneamente.

54. O aparecer das coisas como natureza e o autoapresentar das coisas como compostos são, sim, ambos modos de desvelamento, compartilhando, portanto, essência comum; mas natureza e compostos não compartilham o mesmo tempo, sendo distintos temporalmente, historicamente distintos.