Ser

Excerto de J.G.Bennett, «THE DRAMATIC UNIVERSE»

«Ser» é o segundo elemento em toda experiência, ou seja é igualmente pervasivo com função mas inteiramente distinto. Para apreciar o papel de «ser» podemos comparar experiência com água, que é sempre composta de hidrogênio e oxigênio. Assim como o hidrogênio não pode tornar-se água a não ser combinado com oxigênio, assim também o «ser» não pode tornar-se experiência a menos que unido à função. Como a água pode, em certas condições, estar parcialmente dissociada em seus elementos constituintes, assim também pode a experiência ser parcialmente dissociada em «ser» que não é inteiramente misturado com «função».

Uma enorme dificuldade em expôr este tema consiste no fato que nossa linguagem ordinária é aplicável quase inteiramente a distinções de função, ao passo que necessitamos para comunicação, também de nos expressar sobre «ser» e «[[:vontade». Assim para o primeiro destes elementos desconhecidos em toda experiência se costuma usar a palavra «ser», mas é necessário examinar cuidadosamente o significado que esta palavra deve sustentar. Ser é dado não menos imediatamente em nossa experiência do que função, mas é dado de uma maneira diferente. Ser concerne o [[:estado de nossa experiência. Por exemplo, a diferença entre o estado de sono e o estado de vigília é uma distinção de «ser» e não de «função». Ser importa a concretude que faz a experiência não ilusória. O caráter mais significante de «ser» é que é relativo — quanto menos «ser», menos completa a experiência e isenta de ilusão.

Ser não é atualizado. Não é um processo, mas dizer que ser não é um processo não significa que não tenha conexão com o tempo. Há, por exemplo uma flutuação da unificação interior tipificada na distinção entre os estados de sono e de vigília. Ser não devém, mas isto não significa que devir é independente de ser, pois cada totalidade é atualizada de acordo com o grau de sua unificação interior. Um todo com pouca unificação interior é atualizado como parte de um processo geral no qual está presente. Por exemplo, o ar nesta sala, consistindo de moléculas em movimento aleatório, encontra-se na gradação mais baixa de unificação interior.