Causalidade

Causalidade (lat. causalitas) [DBF]

1. Princípio fundamental da “razão aplicada ao real, segundo o qual “todo fenômeno possui uma causa”, “tudo o que acontece ou começa a ser supõe. antes dele, algo do qual resulta segundo uma regra” (Kant). Em outras palavras, princípio segundo o qual se podem explicar todos os fenômenos por objetos que se interagem, que são definidos e reconhecidos por meio de regras operatórias.

Segundo a concepção racionalista, a causalidade é um conceito a priori necessário e universal, isto é, independente da experiência e constituindo-a objetivamente: todas as mudanças acontecem segundo a lei de ligação entre a causa e o efeito.

2. Flume critica a concepção clássica de relação causal, segundo a qual um fenômeno anterior (causa) produz um fenômeno posterior e consequente (efeito), argumentando que essa relação não se encontra de fato na Natureza, mas apenas reflete nossa forma habitual de perceber as relações entre fenômenos. A causalidade não expressa, assim, uma lei natural. de caráter necessário, mas uma projeção sobre a natureza de nossa forma de perceber o real. Ver determinismo; eficiente, causa.