Natureza do SIG

  • O SIG é uma construção. O sig é a infra-estrutura desta construção.
  • O sig é o software que rege a construção do SIG, enquanto sua infra-estrutura.
  • O sig traz latente em seu sistema de programação a construção futura de qualquer SIG, em termos de metodologia (do grego methodos, caminho) de constituição de um Sistema de Informação Geográfico.
  • Na constituição do SIG a partir do sig convergem por sua vez uma série de atividades que, atuando em um meio técnico-científico-informacional e recorrendo aos recursos técnicos, científicos e informacionais que este meio oferece, identificam os problemas e reúnem os elementos (modelos, métodos, dados) necessários a esta constituição do SIG.
  • A tecnologia do sig orienta a consecução das atividades, a resposta do meio, a formulação dos problemas e a reunião dos elementos para constituição de um SIG capaz de realizar a exploração da representação geográfica sob a forma de cartografia automatizada, análises espaciais e simulações.
  • O sig é um engenho de representação do espaço geográfico e o SIG constituído a partir do sig, a elevação desta representação à condição de modelo geográfico por excelência.
  • O SIG é o Resultado da coalescência de pessoa-técnica-problema-organização em um meio técnico-científico-informacional, sob a regência de um sig.

Do sig ao SIG


A camada de algoritmos e bases de dados que cobre uma tecnologia da informação e da comunicação, seja um computador ou até um smartphone, e que se denomina sig, em nosso estudo de caso, representa um SIG "em potência". O SIG que eventualmente se realizará por sobre este sig, pode ser chamado de um sig "em ato", para usar uma ótima colocação de Aristóteles, muito em voga até a Idade Média: dynamis (potência) e energeia (ato). Não que o SIG seja "mais" que o sig, assim como a ave não é mais que o ovo de qual nasce, a atualização da virtualidade do SIG em um sig, realiza algo totalmente distinto e justamente que merece investigação. O SIG, enquanto sig em ato, é o aspecto que a "máquina universal" adota em sua mímese de "geógrafo virtual".

Título SIG

Cabe então examinar o SIG segundo um modelo figurativo. Em seguida, questionar o próprio título SIG, que traduziria a sigla GIS (Geographic Information System ou Geographical Information System)? Por fim, que conclusão podemos tirar de todo exposto?