Convém lembrar ainda, que o sig requer, para sua plena apropriação e consequente constituição do SIG, de alguns complementos fundamentais para a informatização de um outro conjunto de tarefas relevantes, intimamente associadas com a instituição de um SIG.

  • Sistema de Referencia a Dados, como um conjunto de descrições (metadados) sobre todos os dados disponíveis para os pesquisadores, documentando sua origem, procedência, entidade responsável pela produção, publicação ou acervo da qual faz parte, características de coleta, captura e representatividade; este sistema atua como “pano de fundo” das bases de dados geradas e utilizadas pelos pesquisadores, garantindo a descrição necessária de todo e qualquer item de dado desta base.

  • Sistema de Códigos Locacionais, documentando as distintas especificações de estrutura espacial adotadas pelos pesquisadores; não só a divisão política-administrativa, mas todas as formas de divisão territorial, especialmente aquelas criadas pelo estudo territorial, são descritas e controladas juntamente com as respectivas bases geoespaciais.

  • Sistema de Dados Básicos, atuando como um envelope “inteligente” sobre a base de dados, facilitando a atualização, o armazenamento e a recuperação dos dados diretamente utilizados pelos pesquisadores.

  • Sistema de Técnicas e Modelos, reunindo e controlando, como em uma “oficina” ou “atelier”, o conjunto de ferramentas de tratamento estatístico e matemático, de modelagem e de simulação.

  • Sistema de Legislação, referenciando e resumindo toda a legislação que possa representar uma interferência da esfera político-institucional em atuação na configuração territorial.

  • Sistema de Programas Afins, documentando todo e qualquer programa governamental ou não, que esteja atuante, através da esfera político-institucional, na configuração territorial.

Murilo Cardoso de Castro